• Arquitetura

    Segunda-Feira, 01 de Fevereiro de 2016
    Uma arquitetura cheia de suavidade e fluidez!

    Traços fluidos e espaços que aguçam os sentidos de seus visitantes: esta é a Ópera House de Harbin, em Pequim, na China, um projeto assinado pelo escritório MAD Architects. Às margens do rio Songhua e integrada à paisagem pantanosa, a obra recém-inaugurada soma quase 80 mil m² de área e esbanja um perfil de complexo cultural.

    Foram cinco anos de construção. Ao final, a arquitetura, composta por três volumes de formas onduladas, tomou a forma de uma obra escultórica, que parece ter sido feita ao sabor do vento e da água.

    Os painéis de alumínio branco que envolvem o edifício externamente lhe dão um ar robusto; aqui a suavidade das curvas se sobressai à rigidez do material.

    São dois teatros, além de um espaço generoso que pode ser usado para apresentações e uma grande praça pública em seu entorno.

    O átrio de entrada possui um grande bloco semicircular que dá acesso aos vários níveis por meio de uma escada curvilínea.

    Uma parede de cortina de vidro cristalino feita com formas piramidais, superfícies facetadas, janelas em arco, teto sinuoso. Nele, as referências à neve e ao gelo se destacam criando uma atmosfera gélida, porém contrastada com o calor da madeira.

    É também nas paredes das áreas destinadas às plateias de um dos teatros que a madeira é ressaltada. Os detalhes são percebidos com o uso das claraboias que envolvem o palco principal.

    A suavidade das linhas fluidas e o cuidado com que cada elemento foi empregado resultam em um espaço cultural que respira e inspira arte.

    Um lugar com identidade local, que foi planejado para receber seus visitantes com uma experiência tanto teatral quanto arquitetônica.

    Imagens: Reprodução /Divulgação.

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: