• Cinema

    Sábado, 20 de Fevereiro de 2016
    “O Quarto de Jack” é a estreia da semana nos cinemas!

    (Room, drama, Irlanda / Canadá, 2015)

    De Lenny Abrahamson. Com Brie Larson, Jacob Tremblay, Sean Bridgers e outros.

    Estreou no Brasil nesta semana o drama maduro, indicado a quatro Oscars, incluindo o de Melhor Filme, “O Quarto de Jack”, adaptação do livro “Quarto”, de Emma Donoghue. Jack (Jacob Tremblay) é um menino de cinco anos que vive com a mãe (Brie Larson) num quarto sem janelas, iluminado apenas por uma claraboia. Por não ter com quem conversar, ele trata todos os objetos como coisas vivas.

    A porta só pode ser aberta com uma senha que os dois desconhecem. Por ela de vez em quando passa um homem para trazer mantimentos. “Você não sabe como está o mundo lá fora”, diz ele.

    Não se sabe por que os dois estão presos, mas as peças começam a se juntar quando Jack espia o homem de dentro do armário. É possível entender que a mãe não quer que o menino veja o que acontece à noite.

    Apesar da situação, a mãe tenta criar uma vida normal para Jack dentro daquele canto limitado: aquele é o Mundo e lá fora é o Espaço. Todas as coisas de Quarto formam o Mundo e o resto não é real. Até ela perceber que precisa que o filho entenda a verdade para ter uma chance de sair dali.

    O que torna o longa ainda mais interessante é a forma como Abrahamson não deixa o espectador relaxar. O tempo todo espera-se por uma nova tragédia e, como Jack, não conseguimos confiar em nenhum dos novos personagens, que chegam envoltos num suspense proposital.

    Aos poucos as coisas vão ganhando sentido e se encaixando. O que começa como um filme sobre a conquista da liberdade se revela um estudo a respeito das relações que a criança cria com seu entorno, independente de quão pequeno ou amplo ele seja.

    Então, quando Jack está pronto para encarar a realidade, o público também está e Quarto pode, finalmente, deixar de ser o Mundo.

    Imagens: Divulgação.

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: