• Gastronomia

    Domingo, 21 de Fevereiro de 2016
    Os segredos para um bolo perfeito!

    Quando o assunto é culinária, muitos preferem se especializar em pratos salgados. Mas quem gosta de doces sabe como a confeitaria pode ser uma verdadeira ciência. Fazer um bolo, por exemplo, parece tarefa fácil como fritar um ovo. Mas um bolo perfeito possui seus segredos!

    No livro “Truques de Cozinha que Ninguém te Conta” (Editora Belas Letras), Gisele Souza ensina várias dicas infalíveis para se dar bem em receitas práticas do dia a dia. Entre os truques, estão 6 segredos para fazer o bolo perfeito. Confira!

    Dica de ouro

    Deixe seus ingredientes sempre em temperatura ambiente: as claras, por exemplo, tendem a ficar mais firmes; a manteiga/margarina com textura macia é mais facilmente incorporada aos demais ingredientes e também garante uma textura mais aveludada ao bolo. Retire os ovos, leite e manteiga da geladeira 30 minutos antes do preparo.

    Sem batedeira

    Você certamente cresceu vendo a batedeira ser usada, mas acredite: você pode fazer um bolo com um simples batedor de arame, afinal bolos simples não precisam ser superbatidos, apenas misturados.

    Na medida

    Sempre meça seus ingredientes com atenção. Tenha sempre em mãos um kit básico de medidas culinárias, assim você vai sempre acertar.

    No tempo certo

    Você pode querer abrir o forno para ver se está tudo bem, mas saiba que só é seguro abrir o forno 30 minutos depois que o bolo entrou. Se abrir antes, o ar frio faz com que ele murche. Então espere e olhe apenas através do vidro.

    Por último, o fermento

    Você provavelmente deve acreditar que o fermento só reage no forno, mas não é bem assim. A agitação da massa gera calor e ativa o fermento, ainda mais se estiver em um ambiente quente. Portanto, sempre o deixe por último para não correr o risco de perder a massa.

    Bolo pronto

    Terminar o tempo de cocção, olhe pelo vidro e veja se ele cresceu e parece assado, e repare se sua casa está com aquele aroma delicioso de bolo. Caso a resposta seja sim, abra o forno, espete um palito bem no centro e retire. Se ele sair limpo significa que seu bolo está pronto; se estiver sujo, precisa de mais tempo de forno. Nesse caso, deixe por mais alguns minutos e repita o teste do palito.

    Imagens: Reprodução.

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: