Arquitetura
Cerca de seis milhões de passageiros circulam todo ano pelo Aeroporto Internacional Heydar Aliyev, em Baku, capital do Azerbaijão.
Chamados a projetar os interiores de um novo edifício, os arquitetos do escritório turco Autoban optaram por amenizar os efeitos do pé-direito alto com uma decoração que traz conforto ao terminal.
Idealizado pela empresa de engenharia Arup, a construção se destaca pela fachada de aço e vidro côncava e inclinada.
O último piso é pontuado por casulos de madeira. As estruturas têm tamanhos diferentes e abrigam quiosques, cafés e outras amenidades, oferecendo oportunidades de encontro ou de isolamento.
A microarquitetura é uma estratégia para expressar boas-vindas e estimular a curiosidade dos visitantes.
Materiais naturais banhados por uma luz quente e suave marcam o espaço. Entre os revestimentos escolhidos estão madeira, pedras e tecidos. Árvores de pequeno porte se espalham pelo interior, enfatizando a escala humana.
O acabamento no padrão de losango dos casulos dialoga com as estampas tridimensionais do piso e os triângulos de metal nas claraboias do teto. Por essas, a luz natural entra em abundância, chegando até o nível mais baixo do aeroporto.
A alternativa responde perfeitamente às necessidades de viajantes, cansados de passar horas sob lâmpadas fluorescentes e jatos de ar-condicionado.
Imagens: Kerem Sanliman / Divulgação.