• Gastronomia

    Domingo, 10 de Abril de 2016
    Temperos caseiros para valorizar seus pratos!

    O tempero é um dos fatores mais importantes de um prato. Você pode cozinhar uma refeição super sofisticada, mas se errar no tempero ela pode ser tornar um desastre. O mesmo acontece no caso inverso: um prato simples pode se tornar irresistível se o tempero for gostoso e bem feito.

    Se existe um tempero imbatível é o caseiro. Feito em casa, com calma e usando ingredientes frescos, dificilmente seu tempero não ficará saboroso. Por isso selecionamos alguns temperos caseiros que vão dar um toque todo especial nos seus pratos!

     

    Tempero básico caseiro

    Ingredientes: 10 colheres de sopa de azeite, 10 dentes de alho, 1 cebola e 3 colheres de sopa de sal.

    Preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador seguindo a ordem dos ingredientes até obter uma pasta. Despeje a pasta numa vasilha e coloque mais azeite até cobrir o tempero. Sirva com carnes, saladas, legumes etc.

     

    Caldo caseiro de legumes

    Ingredientes: 2 cenouras, 2 talos de salsão (as folhas de 1), 1 cebola grande, 2 litros de água, 2 folhas de louro, 3 cravos-da-índia e 5 grãos de pimenta-do-reino.

    Preparo: descasque a cebola e corte em 4 partes. Corte a cenoura em fatias grossas e o salsão, em pedaços de cerca de 5 cm. Numa panela, junte os legumes, as folhas de salsão e os temperos. Adicione a água e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos. Desligue o fogo e com uma peneira fina coe o caldo. Conserve na geladeira por até 5 dias ou congele por 3 meses. Vale até usar forminhas de gelo para facilitar o descongelamento.

     

    Vinagrete de mostarda

    Ingredientes: 1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco, 1 colher (chá) de mostarda de Dijon,3 colheres (sopa) de azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto.

    Preparo: coloque os ingredientes num vidrinho com tampa e agite bem, até ficar homogêneo e cremoso. Sirva a seguir. Conserve na geladeira. Esse molho é ótimo para servir com aperitivos ou para temperar saladas.

     

    Tempero balsâmico com mel

    Ingredientes: 1 colher (sopa) de vinagre balsâmico, 3 colheres (sopa) de azeite, 1/2 colher (chá) de mel esal a gosto.

    Preparo: coloque todos os ingredientes num vidrinho com tampa e chacolhe bem, até ficar homogêneo e cremoso. Sirva a seguir. Conserve na geladeira.

     

    Tempero de limão e alho

    Ingredientes: 1 colher (sopa) de suco de limão, 3 colheres (sopa) de azeite, 1 dente de alho, sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

    Preparo: coloque o alho descascado num potinho de vidro limpo, com tampa. Se preferir um sabor mais intenso do alho, pique fininho ou bata no pilão. Nesse mesmo potinho, junte todos os outros ingredientes e agite bem.

     

    Molho pesto

    Ingredientes: 1 xícara de manjericão (somente as folhas lavadas e secas), 1/2 xícara de chá de azeite (de ótima qualidade), 1 dente de alho, 2 colheres de sopa de pinoles, 1/3 de uma xícara de chá de queijo parmesão, 1/2 colher de café de pimenta-do-reino e sal a gosto.

    Preparo: coloque tudo no processador (ou liquidificador) e processe até as folhas atingirem o tamanho um pouco maior do que um orégano seco. De preferência coloque o alho já amassado. Acerte o sal ao final e sirva com massas ou pratos de sua preferência.

    Imagens: Divulgação.

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: