• Arquitetura

    Quinta-Feira, 26 de Maio de 2016
    Um desafio aos limites da gravidade!

    Há cerca de um ano, na cidade de Tielt-Winge, na Bélgica, uma torre de observação de madeira foi queimada por vândalos, o que causou tristeza para os moradores que a consideravam um marco local.

    Superando a tragédia, a cidade foi além e criou no lugar um monumento que desafia os limites da gravidade: é o Vlooybergtoren, uma torre-escada 11 metros de altura e 13 toneladas que flutua em direção ao céu!

    Segundo os autores, do escritório Close to Bone, trata-se de “uma guerra contra seu próprio peso”. Funcionando como um mirante para a floresta, a novidade é a nova sensação arquitetônica na região.

    Para que ela se mantenha em pé, apoiada somente no piso, os arquitetos calcularam manualmente as forças que agem em cada elemento, definido os formatos por meio das medidas máximas. Treliças de aço agem como vigas estruturais para aguentar tais forças e dois amortecedores protegem a base contra vibrações.

    Sem frescuras decorativas, a estrutura é toda revestida de aço cortén, material que se mantém à prova dos estragos do tempo. Pré-fabricada, levou apenas metade de um dia para ser instalada no local.

    Imagens: Kris Van Den Bosch / Divulgação.

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: