• Gastronomia

    Domingo, 03 de Julho de 2016
    Delícias que agradam qualquer paladar!

    O salame di cioccolato e a palha italiana são doces muito similares. Além de serem uma perdição, nos remetem à fabulosa gastronomia da Itália. O salame di cioccolato é um legítimo doce italiano. Já a palha italiana é feita de uma mistura totalmente brasileira: tem a origem no nome, mas brigadeiro e biscoito maisena na receita.

    Dizem que a palha italiana é prima do salame di cioccolato, que também leva chocolate e biscoito na massa. E assim o doce, que é bem brasileiro, ganhou esse título.

    Seja qual for a origem, a verdade é que não tem como comer apenas um pedaço dessas duas sobremesas. Com sabor doce na medida certa, o salame di cioccolato e a palha italiana agradam qualquer paladar. Que tal aprender a fazer em casa? Confira a receita!

    Salame di cioccolato

    Ingredientes

    100 g de manteiga

    250 g de biscoitos tipo maisena

    2 ovos

    100 g de açúcar

    1 colher de sopa de rum

    50 g de cacau em pó sem açúcar

    Açúcar de confeiteiro para polvilhar (opcional)

    Preparo

    Coloque os biscoitos maisena dentro de um pano de prato limpo e amasse com um batedor de carne até ficarem grosseiramente despedaçados, ou use um processador (os pedaços devem ficar pequenos, mas não moídos). Derreta a manteiga em uma panela; não é preciso aquecê-la, basta que a dissolva. Em uma tigela bata os ovos, que devem estar em temperatura ambiente, e adicione o açúcar, mexendo até obter uma mistura homogênea. Em seguida, adicione o rum e o biscoito. Por fim, adicione a manteiga derretida.

    Quando obtiver uma pasta macia e suave, acrescente o cacau em pó e misture bem. Por fim, adicione os biscoitos e misture. Coloque a massa sobre uma folha de papel manteiga e enrole em formato de salame. Polvilhe o salame com o açúcar em pó e, em seguida, envolva o doce em uma folha de papel alumínio ou filme plástico. Coloque-o no congelador por pelo menos 2 horas.

    Palha italiana

    Ingredientes

    2 latas de leite condensado

    2 xícaras (chá) de biscoito maisena, quebrado grosseiramente (100g)

    4 colheres (sopa) de chocolate em pó (60g)

    Açúcar de confeiteiro para polvilhar

    2 colheres (sopa) de manteiga (40g)

    Preparo

    Misture o leite condensado com o chocolate e a manteiga. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até soltar do fundo da panela, como brigadeiro. Depois de morno, adicione o biscoito.

    Espalhe no refratário untado, cubra com filme plástico, pressione para nivelar e reserve até o dia seguinte. Corte em quadradinhos e passe-os no açúcar de confeiteiro. Sirva em temperatura ambiente ou geladinho.

    Imagens: Reprodução.

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: