Arquitetura
Em Koh Kood, uma ilha na Tailândia, em um eco-resort, localiza-se um centro ecológico destinado às atividades ecológicas e a um centro de educação para crianças. Com o formato de uma arraia , o edifício possui estrutura em bambu construída sobre uma rocha, com vista para baía.
Embora seja destinada às crianças, qualquer adulto se encanta com a construção. Os bambus que compõem a estrutura foram retirados da região, bem como outros produtos naturais – a madeira vermelha, para o piso, e o vime para elementos estruturais menores, ou para tecido na decoração.
As hastes da estrutura em bambu vão desde grandes colunas principais ancoradas em fundações a outros membros estruturais, que são agrupados usando porcas, parafusos e amarrações em fibras naturais.
O projeto concedido pelo escritório 24H-arquitetura adota todos os aspectos bioclimáticos para o clima tropical úmido. O telhado coberto com bambu possui 8 metros com grande proteção do sol intenso e das chuvas fortes, no interior da edificação.
Uma abertura na parte de cima do telhado ajuda na iluminação natural, evitando a utilização da luz artificial. O mesmo acontece com a ventilação natural, onde o vento fresco entra pelas aberturas laterais, empurrando o ar quente para cima, deixando a temperatura interna do edifício mais agradável.
Destinado à implantação da ecologia local, o centro possui auditório para palestras e peças de teatro; cinema; salas de arte, música e moda, além de uma biblioteca.
Uma construção anexa, oferece banheiros e cozinha, onde as crianças podem escolher seus próprios legumes da horta local e cozinhar com a ajuda de um chef especializado.
Fonte: http://sustentarqui.com.br