• Exposições/ Mostras

    Sábado, 26 de Novembro de 2016
    As facetas de um artista completo!

    É dedicada a Geraldo de Barros a próxima exposição apresentada pela Luciana Brito Galeria, em São Paulo. A abertura da mostra individual, intitulada “Geraldo Industrial”, aconteceu no início de novembro.

    Idealizada por Fabiana de Barros e Lenora de Barros, a exposição traz um panorama da produção do artista que transitou pelos mais diversos campos da arte. Geraldo de Barros teve uma prática artística abrangente, trafegando entre a pintura, fotografia e o design de móveis.

    Desenvolvidos pelo artista de forma concomitante, os procedimentos e técnicas implícitos nessas atividades, a princípio tão diversas, faziam parte de um mesmo processo criativo.

    A exposição “Geraldo Industrial” pretende aproximar o público desse rico processo de trabalho, evidenciando a partir de uma seleção apurada de pinturas, fotografias e mobiliário – todos assinados por Geraldo de Barros – o caráter múltiplo do artista que foi um dos precursores da arte concreta no Brasil.

    A exposição apresenta obras icônicas de Geraldo de Barros, como um conjunto de fórmicas que fazem parte da série “Jogos de Dados”, exibida pela primeira vez na Bienal de Veneza de 1986 e pertencentes à coleção do Museu de Artes Visuais da Unicamp, em Campinas.

    Também são exibidos desenhos preparatórios relativos às obras realizadas nas décadas de 1980 que compõem a coleção de Inhotim, além de um espaço expositivo da galeria com a reconstituição de um quarto cujo mobiliário é de autoria do artista, remontando seus anos de atuação frente as fábricas Unilabor (1954-1967) e HObJEto (1964-1989).

    Foi trazendo a arte para o cotidiano, seja através do mobiliário, seja através da utilização de um modo de produção tipicamente industrial na confecção das fórmicas ou ainda em suas fotografias, que Geraldo cumpriu a intenção moderna de socialização da arte.

    Mais do que permitir um passeio por sua trajetória, a mostra “Geraldo Industrial possibilita”, por meio de uma seleção arrojada de trabalhos, que o público entre em contato com essa intenção do artista.

    A exposição conta com a colaboração do Museu de Artes Visuais da Unicamp, do Instituto Inhotim, Heloisa Espada e Thomaz Saavedra.

    Geraldo de Barros: Geraldo Industrial

    Data: de 8/11/2016 a 12/1/2017

    Horário: de terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 11h às 18h

    Local: Luciana Brito Galeria

    Endereço: Avenida Nove de Julho, 5162, São Paulo – SP

    Fonte: http://www.arkpad.com.br

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: