• Arquitetura

    Segunda-Feira, 09 de Janeiro de 2017
    A Ponte da Paz!

    Conectando as vizinhanças de Sunnyside e Hillhurst ao centro da cidade de Calgary, Canadá, foi construída a Peace Bridge (Ponte da Paz, em tradução livre), um espaço para ciclistas e pedestres chegarem à outra margem do Rio Bow.

    Criação do escritório de arquitetura Santiago Calatrava, a Ponte da Paz foi inaugurada em maio de 2012. Naquele ano o projeto ganhou um prêmio oferecido na bienal National Steel Design Awards of Excellence, que considerou a obra um ícone da cidade que vitalizou as vizinhanças circundantes.

    A estrutura da ponte é simétrica em sua extensão, sendo a plataforma o centro do desenho. O deck possui 8 metros de largura para acomodar faixas de pedestres em ambos os lados e uma ciclofaixa central.

    A simetria é criada a partir de duas partes idênticas, conectando-se nas cordas do topo e da base da ponte. Aliás, a combinação simetria + repetição deu praticidade ao planejamento e execução da estrutura, já que os elementos estruturais foram adquiridos de forma pré-fabricada.

    A estrutura da Peace Bridge é composta por um sistema elegante de treliças de aço em forma de hélice desenvolvidas ao longo de uma secção transversal semielíptica. Sua extensão totaliza em 126 metros.

    O maior desafio do projeto foi trazer os componentes pré-fabricados na Espanha sob padrões europeus e garantir, ao mesmo tempo, que funcionaria nos requisitos canadenses. Depois de inaugurada, a Peace Bridge passou a receber cerca de 6 mil visitantes por dia, além de pessoas usando os métodos alternativos de locomoção oferecidos pela ponte, seja para ir ao trabalho ou por lazer.

    Fonte: http://grandearquitetura.com.br

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: