Arquitetura
Projetada em 1934 pelo arquiteto Frank Lloyd Wright, a Casa da Cascata foi criada a partir da sua integração ao curso d’água que passa pela propriedade.
Essa associação foi priorizada pelo arquiteto com o objetivo de possibilitar que os futuros moradores sentissem a força com que a água cai, não apenas no sentido visual, mas por meio do som que se produz, percorrendo toda a casa.
Todo o projeto da casa remete à arquitetura naturalista, uma vez que todas as decisões tomadas apontavam para a incorporação dos espaços da casa com o entorno natural. Da sala de estar, é possível, por meio de uma escada, se dirigir até o riacho e contemplar a natureza.
No exterior da casa, o arquiteto buscou ainda, utilizar materiais naturais, madeira, tijolo e pedras, o que levou a uma maior integração entre o edifício e a floresta ao redor.
Algumas janelas apresentam uma característica especial: se abrem nas esquinas da casa, com o objetivo de romper a configuração de caixa formada pelas varandas.
Cada pavimento é delimitado por saliências suaves e desenhados de forma assimétrica em várias direções. Para implementar essa solução, Frank Wright se inspirou na arquitetura japonesa.
Fonte: http://www.archdaily.com.br