• Gastronomia

    Domingo, 21 de Maio de 2017
    Chá Matcha!

    De origem chinesa, o consumo milenar do Matcha tornou-se um hábito importante na cultura japonesa. O consumo deste chá é feito principalmente por monges budistas que buscam se acalmar e, ao mesmo tempo, para ficarem alertas durante as longas horas de meditação.

    Feito a partir das folhas da Camellia sinensis, a mesma planta do chá verde e do chá branco, o que diferencia o Matcha dos demais é o método de preparo de suas folhas. Durante as três últimas semanas antes da colheita, as plantas devem ser cobertas para não ficarem expostas ao sol.

    A cor verde brilhante se dá pelo crescimento das folhas à sombra, o que resulta no aumento da produção de clorofila nas folhas que estão para nascer.

    Somente aquelas nascidas nesse período são utilizadas para o preparo do Matcha. Depois da colheita, elas são secas e trituradas em um moinho de pedra até ficarem com uma textura ultrafina.

    O Matcha é considerado o melhor chá de qualidade nutricional que existe. Uma xícara do mesmo oferece 10 vezes mais antioxidantes do que uma xícara de chá normal.

    Toda esta vantagem é atribuída ao fato de que, ao invés de ser imerso na água, como ocorre com os outros chás, o pó do Matcha é dissolvido na água, fazendo com que o poder antioxidante seja melhor absorvido pelo organismo.

    Também rico em cafeína, contém aproximadamente a mesma quantidade de cafeína que o café, servindo como uma ótima opção para aqueles que não gostam de café mas precisam aquela ajudinha para despertar pela manhã.

    Sua preparação é bastante simples. Basta diluir o Matcha em pó na água quente e misturar muito bem, se preferir, pode utilizar o Chasen (batedor de bambu feito especialmente para esta utilidade). O seu gosto é forte, mas pode ser adoçado com mel, açúcar e adoçante.

    Apesar de ser mais consumido na Ásia, o Matcha tem sido utilizado por muitos confeiteiros pois, vai bem com quase tudo: smothies, sorvetes, bolos macarons, brownies, ganaches, sopas, molho para saladas, entre outros.

    Fonte: http://www.icouldkillfordessert.com.br

     

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: