Arquitetura
Criar um lugar para a contemplação: este foi o fio condutor do projeto desta casa de 4 mil metros quadrados na Praia de Atlântida, em Xangri-lá, no Rio Grande do Sul.
A propriedade deveria ter espaço suficiente para reunir os membros da família e os amigos, e ainda estar integrada com a paisagem local.
Inspirados pela rica vegetação da Mata Atlântica, os arquitetos do Studio Colnaghi Arquitetura pensaram em um projeto em forma de retângulo trapezoidal, com direito a amplas janelas e áreas integradas que favorecem a iluminação natural e a ventilação cruzada.
“O clima tropical da região pede integração de espaços, grandes janelas de vidro abertas para a natureza”, dizem Ana Maria Colnaghi e Álvaro Colnaghi.
Um dos principais desafios foi construir uma casa em vários níveis, criando diferentes ambientes que estivessem, ao mesmo tempo, integrados entre si.
A cozinha e a churrasqueira – o tipo do ambiente que não pode faltar na casa de uma família gaúcha – reforçam a ideia de integração entre as pessoas que habitam o espaço.
Já o andar superior foi beneficiado pela vista para o lago, com espaços para relaxar, ler ou se divertir.
Os materiais naturais merecem destaque: concreto à mostra, madeira e lajes aparentes foram usados em doses generosas. A parede de pedra na área da piscina mantém a privacidade e isola o espaço do ambiente destinado ao estacionamento.
Fonte: http://casavogue.globo.com