• Exposições/ Mostras

    Segunda-Feira, 06 de Agosto de 2018
    “100 Anos de Athos Bulcão”

    O ano de 2018 marca o centenário do artista Athos Bulcão, que é superconhecido pelos azulejos e pinturas que colorem Brasília! 

    Resultado de imagem para athos bulcão

    Athos foi um dos pintores escultores e muralistas mais influentes do Brasil no século XX. Não era arquiteto, mas sua arte se integrou não só às obras de Lucio Costa e Oscar Niemeyer, mas às de outros importantes arquitetos brasileiros, numa rara e bela sobreposição entre a arte e a arquitetura moderna brasileira. 

    Pra homenagear o centenário de Bulcão (falecido em 2008, ele completaria 100 anos em 2018), o CCBB de SP faz uma restrospectiva com mais de 300 obras dele – algumas delas nunca foram exibidas ao público!

    A mostra “100 Anos de Athos Bulcão” exibe aspectos surpreendentes de sua obra, marcada pela variedade e criatividade. Ela se divide em oito núcleos, abrangendo oito vertentes do trabalho em 300 peças elaboradas de 1940 até a morte. São pinturas figurativas, colagens, “pinturas objetos” com as quais questionava a noção de originalidade, croquis, maquetes, ilustrações para livros, revistas e jornais e projetos de painéis de azulejos em prédios públicos.

    Os curadores Marília Panitz e André Severo pretendem não só mapear a produção do artista como também oferecer ao visitante uma aventura e uma lição dos processos com que Bulcão construiu a sua grande arte. 

    Animado para conferir a exposição? Então, anote aí: 

    “100 anos Athos Bulcão”
    Até 15/10, quarta a segunda das 9h às 21h
    CCBB: r. Álvares Penteado, 112, Centro, SP
    (11) 3113-3651/3652
    Entrada gratuita

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: