• Dica

    Sexta-Feira, 21 de Setembro de 2018
    Vinho e Design

    Para entrar no clima do final de semana, selecionamos algumas lindas vinícolas ao redor do mundo que apostam em design para acomodar essa bebida deliciosa! 

    Na pequena cidade espanhola de El Ciego_ perto de Laguardia_ em Rioja, a Bodega Marqués de riscal fez uma revolução no design das vinícolas do país. Depois de gastar 60 milhões de euros para remodelar as suas instalações com o famoso arquiteto canadense Frank O. Gehry (do museu Guggenheim de Bilbao), a vinícola se converteu em um ícone, inclusive fora da Espanha. Com tons que lembram o vinho tinto, branco e rosé (lilás, dourado e rosa), a vinícola integra um complexo chamado Cidade do Vinho, que inclui um spa de vinhoterapia, um restaurante estrelado Michelin e um hotel.

     

    Localizada entre as colinas irregulares da região de San Casciano Val di Pesa, em Firenze na Itália, o projeto arquitetônico da vinícola realizado pelo escritório de arquitetura Archea Associati, se integra de maneira harmônica a paisagem da toscana gerando um baixo impacto visual e ambiental no local.

     

    Sutilezas de contrastes. Na página anterior, a vista da Bodega Original e seu interior com antiguidades e decoração retrô. Nesta página, a modernidade do design da Bodega Icono

    A Bodega Icono é uma extraordinária e imponente construção no Vale de Aconcágua. Com todo seu design arrojado, também é um bastião da sustentabilidade. Construída com a máxima tecnologia, incorpora os conceitos de sustentabilidade, com fluxo gravitacional, uso de energia geotérmica – do solo – para manter a temperatura constante, além de painéis solares para geração de energia. 

     

    Esculpida pelas mãos habilidosas da arquiteta Vanja Hertcert, a Luiz Argenta, vinícola situada no coração de Flores da Cunha – cidade gaúcha que detém o título de maior produtora de vinhos do Brasil, está ancorada em um morro típico da região do Alto dos Monte e encanta por sua beleza.  Guiada pelos princípios da legítima arquitetura modernista brasileira, racional e funcional, com formas geométricas definidas, quase sem ornamentos e divisórias. “A arquitetura cria identidade. O espaço cria uma imagem com significado. E é isso que buscamos para a vinícola Luiz Argenta”, afirma Vanja. Afora as linhas arrojadas do estilo arquitetônico adotado, cujo ícone máximo é a cidade de Brasília, a inspiração também veio das modernas vinícolas espanholas, da região de Rioja, em especial as bodegas Baigorri, Juan Alcorta e Ysios. 

     

    Embora a qualidade do vinho seja indiscutivelmente mais importante do que a estética da vinícola onde foi feito, cada vez mais produtores exercitam suas habilidades de designs para criar edifícios inovadores, modernos e impressionantes nas vinícolas. Esse novo conceito de vinícola art, além da estética, traz muitos benefícios ambientais e econômicos e são ótimos roteiros de viagem. Na maioria deles é possível reservar uma data para fazer degustação dos vinhos produzidos. Que tal?

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: