• Cinema

    Quarta-Feira, 03 de Outubro de 2018
    FILME PAISAGEM, um olhar sobre Roberto Burle Marx

    Conhecido internacionalmente como um dos mais importantes arquitetos paisagistas do século 20, Roberto Burle Marx contribuiu para a arquitetura moderna - basta lembrar do Edifício Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, um marco na sua carreira. Contudo, sua personalidade disruptiva e criativa ultrapassava os jardins verdejantes e entrava também na arte, na gastronomia e na música. O documentário FILME PAISAGEM, um olhar sobre Roberto Burle Marx chega às salas de cinema no dia 15 de novembro para mostrar todas essas facetas pouco conhecidas do grande público.

      Foto: AdoroCinema / AdoroCinema

    O filme, dirigido e escrito por João Vargas Penna, é um passeio pela arte e personalidade de Roberto Burle Marx. Na trama, são apresentadas as ideias e lembranças do artista e paisagista, através de uma narração baseada em falas e textos de Burle Marx, acompanhadas por imagens das obras do paisagista. 

    Um tour arquitetônico pelo Palácio do Itamaraty (Foto: Edgar César/ divulgação)

      Palácio do Itamaraty (Foto: Edgar César/ divulgação)

    Nascido em São Paulo, filho de judeu alemão e católica pernambucana, Burle Marx foi precursor da ecologia e defesa do meio ambiente. O paisagista valorizava as plantas nativas e descobriu muitas espécies novas, em viagens de coleta e pesquisa por todos ecossistemas brasileiros, que fazem parte de uma enorme coleção de plantas vivas localizada no sítio onde morou.

    Um tour pelo sítio de Roberto Burle Marx (Foto: Flo Atelier Botânico)

      Sítio de Roberto Burle Marx (Foto: Flo Atelier Botânico)

    "Burle Marx foi um dos maiores paisagistas do século 20. Ele era um mestre na construção de espaços públicos, locais de convívio e harmonia com a natureza. O FILME PAISAGEM, Um olhar sobre Roberto Burle Marx apresenta suas ideias numa sucessão de paisagens – formas de apreensão do mundo a partir dos sentidos do espectador. Num mundo cada vez mais cheio de barreiras e conflitos, é da maior importância mostrar a obra desse artista que criou espaços de deleite e aproximação entre os homens e o meio ambiente”, comenta o diretor.

    FILME PAISAGEM, um olhar sobre Roberto Burle Marx tem produção da Camisa Listrada e Atelier de Cinema, e consultoria de José Tabacow, ex-assistente, sócio e parceiro de Burle Marx.

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: