• Pisos

    Terça-Feira, 13 de Novembro de 2018
    Cuidados com o Piso de Madeira

    O piso de madeira é um clássico e cada vez mais temos visto a sua utlização nos projetos, do rústico ao moderno. 

    Apesar de ser um material natural e de longa duração, sua durabilidade depende de alguns cuidados especiais que podemos fazer diariamente ou de tempo em tempo, como pode ser visto abaixo:

    1 - Não deixar submerso - A madeira em contato com a água a absorve e se expande. Isso porque a sua estrutura contém fibras que se hidratam com a umidade, assim, quando ela é excessiva a madeira atua como uma esponja, e seu tamanho se altera. Além de o piso ficar irregular podendo formar bolhas, a madeira poderá apodrecer e perder sua vida útil.

    2 – Não usar produtos químicos – A madeira não precisa de muitas manobras para ser limpa, assim, o piso de madeira não requer diversos produtos para deixá-lo higienizado. Deve-se evitar produtos químicos, como querosene, amônia e produtos de limpeza que criam um filme sobre o piso. Todos podem danificar as fibras da madeira ou causar manchas na superfície.

     

     3 – Não limpar com abrasivos – Nos cuidados com o piso de madeira deve-se evitar, também, fazer a higienização com produtos abrasivos. Saponáceos, palhas de aço e escovas muito duras podem causar riscos na superfície do piso e deixá-lo todo marcado. Evite a limpeza com qualquer coisa que possa agir como lixa no piso, prefira sempre a maciez para não agredir a madeira.

     

     4 – Não permitir a luz solar direta – O sol tem efeito sobre o piso de madeira descolorindo as suas fibras. Quando a luz do sol incide sobre uma parte do piso entrando pela janela ou uma porta. Essa parte atingida pela luz do sol pode ficar desbotada. Por isso, onde o sol incidir sobre o piso, prefira usar uma cortina ou então colocar um tapete para protegê-lo.

     

     5 – Colocar proteção nos pés dos móveis – O arrastar das cadeiras e a movimentação dos móveis pode arranhar a superfície da madeira, causando vincos superficiais ou mais profundos que vão marcar o piso. Esses riscos vão comprometer a aparência do piso e prejudicar o seu visual. A solução é proteger os pés dos móveis com capas de silicone, borracha ou feltro para reduzir o atrito e não permitir que se formem arranhões.

    6 – Manter a manutenção em dia – O verniz utilizado no piso dura por anos, porém, quando ele estiver ressecado ou começando a apresentar riscos é interessantes fazer a manutenção do piso de madeira e reaplicar o verniz para que ele possa fica protegido novamente. O verniz atua como uma proteção da madeira, tanto para não danificar as fibras como para impedir que ela absorva a umidade, isso vai conservar a sua vida útil garantindo mais durabilidade. 

     

    Pronto, agora é só cuidar do seu piso e deixar a casa ainda mais linda!

    Projeto: Marta Chrapka

     

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: