• Design

    Segunda-Feira, 03 de Junho de 2019
    Design: Fone de ouvido é feito com fungos e bioplástico

    O design cada vez mais pensa no sustentável e o estúdio filandês Aivan desenvolveu, a pedido da Synbio Powerhouse & VTT, um fone de ouvido produzido com micróbios. O headphone foi criado a partir de uma colaboração entre cientistas, designers industriais, artistas e cineastas para explorar o design e as funcionalidades de novos materiais de base biológica e de crescimento microbiano.

    A biologia sintética envolve a aplicação de princípios de engenharia à biologia, com vários resultados incluindo a fabricação de materiais, produção de energia e melhoria da saúde humana. Os fones de ouvido apresentam seis substâncias microbianas diferentes, incluindo bioplástico de fungos e leveduras. 

    O material rígido usado para a estrutura é um bioplástico impresso em 3D e livre de petróleo cultivado utilizando o ácido láctico em levedura de cerveja, que é completamente biodegradável. Já o acolchoamento é feito usando um fungo chamado Trichoderma ressei, que a equipe da Aivan classifica como "o mais forte criador de bolhas da natureza." Isso produiz uma proteína espumanete chamada hidrofobina, que ajuda o crescimento de células fúngicas no ar de um solo úmido. A hidrofobina é então misturada com celulosa vegetal para criar uma estrutura estável, mas macia.

    Muito bom ver a ciência evoluindo e nos trazendo cada vez mais novidades que podem mudar o mundo!

    Fonte: CASA VOGUE

     

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: