Design
O design cada vez mais pensa no sustentável e o estúdio filandês Aivan desenvolveu, a pedido da Synbio Powerhouse & VTT, um fone de ouvido produzido com micróbios. O headphone foi criado a partir de uma colaboração entre cientistas, designers industriais, artistas e cineastas para explorar o design e as funcionalidades de novos materiais de base biológica e de crescimento microbiano.
A biologia sintética envolve a aplicação de princípios de engenharia à biologia, com vários resultados incluindo a fabricação de materiais, produção de energia e melhoria da saúde humana. Os fones de ouvido apresentam seis substâncias microbianas diferentes, incluindo bioplástico de fungos e leveduras.
O material rígido usado para a estrutura é um bioplástico impresso em 3D e livre de petróleo cultivado utilizando o ácido láctico em levedura de cerveja, que é completamente biodegradável. Já o acolchoamento é feito usando um fungo chamado Trichoderma ressei, que a equipe da Aivan classifica como "o mais forte criador de bolhas da natureza." Isso produiz uma proteína espumanete chamada hidrofobina, que ajuda o crescimento de células fúngicas no ar de um solo úmido. A hidrofobina é então misturada com celulosa vegetal para criar uma estrutura estável, mas macia.
Muito bom ver a ciência evoluindo e nos trazendo cada vez mais novidades que podem mudar o mundo!
Fonte: CASA VOGUE