Geral
Hoje temos mais um lugar para colocar na nossa listinha de desejos de viagens e ele fica na Suécia!
Os arquitetos escandinavos do White Arkiekter acabam de vencer mais um concurso internacional de arquitetura: o Jönköping Bathhouse. Projetado com uma casa de banho frio e sauna no sul da Suécia, o Jönköping estará abertos todos os dias do ano, enraizado na cultura local das tradicionais casas de banho suecas. Implantado às margens do Lago Vättern, o projeto tira proveito da paisagem natural, voltando-se para todos os quatro pontos cardeais explorando diferentes e impressionantes vistas para o Lago. Construído inteiramente em madeira, o Jönköping Bathhouse foi concebido como um ambiente contemplativo muito mais que uma simples sauna, proporcionando uma experiência imersiva em uma paisagem tranquila e serena.
Contando com um deque minimalista de madeira que parece flutuar poucos metros acima da superfície do lago, o edifício abriga uma infraestrutura completa de casa de banho frio e sauna além de uma série de varandas exteriores voltadas para os quatro pontos cardeais. Uma escada de madeira faz a conexão do edifício com o lago, aonde encontram-se as águas frias tão agradáveis depois de um longo período de sauna.
Com capacidade para até vinte pessoas, a sauna foi projetada para receber e acomodar visitantes individuais, famílias e grupos de amigos. Os espaços do edifício foram pensados de forma hierárquica, onde a sauna é cercada por uma infinidade de terraços e deques de madeira, projetados tanto para que os usuários possam tomar banho de sol a qualquer hora do dia assim como para oferecer proteção contra o vento e a chuva, criando espaços agradáveis o ano inteiro.
A construção está planejada par o início de 2020. Quem também quer conhecer?
Fonte: ArchDaily