Geral
Para ajudarmos o ambiente, precisamos de algums tarefas bem simples, mas que muitas vezes não sabemos por onde começar. Por exemplo: Para separar o lixo corretamente basta ter duas lixeiras em casa: uma para resíduos orgânicos, que recebe restos de alimentos, papel molhado e bebidas, e outra para recicláveis, para vidros, plásticos, metais e papéis (não amassados).
Na hora do descarte, o lixo orgânico deve ser embalado em sacos biodegradáveis e ser recolhido pela prefeitura da cidade normalmente. Já o descarte do material reciclável deve ser realizado em postos de coleta próximos a sua casa.
Outra coisa muito importante, é o cuidado com o chamado lixo perigoso, como pilhas, remédios, baterias, restos de tintas e lâmpadas fluorescentes.
No caso dos remédios, os medicamentos vencidos não devem ser jogados no lixo comum ou no vaso sanitário, a fim de evitar a contaminação do solo. Para o descarte correto, leve os itens até um posto de coleta. A farmacêutica Roche indica neste site o mais próximo de você.
Quanto as pilhas e bateriais, as lojas Pão de Açúcar, em conjunto com a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, disponibilizam aos seus consumidores os coletores para esses produtos, facilitando seu descarte correto e seguro após o uso.
Para restos de tintas, as à base de látex, basta deixá-la endurecer. Os restos solidificados devem ser descartados junto ao lixo orgânico. Se a base for de solvente, misture com areia, aguarde o solvente evaporar e jogue no lixo comum. As tintas à base de água podem ser jogadas diretamente no vaso sanitário ou rede de esgotos.
Por último, por conta do mercúrio presente em seu interior, o descarte correto das lâmpadas fluorescentes é importante para o meio ambiente e para a saúde da população. Caso ela tenha quebrado, fique atento ao contato de crianças e pets com o material. Faça a limpeza do local usando máscaras e luvas de proteção. E não reutilize qualquer peça de roupa que tenha entrado em contato com a substância.
Fonte: Casa e Jardim