• Sexta-Feira, 08 de Maio de 2020
    Arquitetura Vernacular

    A arquitetura vernacular, para alguns, pode simplesmente significar arquitetura antiga, do passado, arquitetura popular ou sustentável. Apesar de arquitetura vernacular ter um pouco de tudo isso, é algo que vai bem mais além.

    Trata-se de uma arquitetura tradicional, um conjunto de habilidades dos construtores locais que já foi definida como “primitiva”, visto que surge quando os povos encontram maneiras mais práticas de erguer suas moradias com os recursos naturais que dispõem e técnicas desenvolvidas especificamente para as suas necessidades.

    Nos anos 70, diante do debate sobre a questão ambiental, esse tipo de arquitetura passou a ser associada à sustentabilidade e houve um expressivo aumento no interesse também por parte dos acadêmicos.

    A principal característica da arquitetura vernacular é o respeito e a sensibilidade às condições locais do meio geográfico onde se situa, como o clima e a vegetação. Outra característica é a simplicidade. Suas soluções arquitetônicas, combinadas aos materiais orgânicos, acabam possibilitando um melhor isolamento térmico e acústico para as edificações. E ainda mais, proporciona uma conexão vital entre os seres humanos e o ambiente em que vivem.

    O projeto é de produção Castelatto, com foto de Favaro Jr.

     

    O revestimento Adobe foi lançado pela Castelatto em 2020 e traz em si uma textura rústica, que reproduz com fidelidade a aparência o tijolo de adobe. A semelhança é tão grande que os bricks chegam a exibir as fibras utilizadas na técnica original, que saltam das peças convidando para o toque.

    Outro produto vernacular é o Rammed, inspirado na Rammed Earth ou taipa de pilão. O revestimento exibe diversos tons terrosos distribuídos em linhas horizontais irregulares. Os tons de marrom do revestimento Rammed possibilitam trazer a beleza dessa técnica para espaços onde ela não poderia ser aplicada – como em apartamentos, por exemplo.

    Produzidos em concreto arquitetônico, ambos os revestimentos representam visualmente o resultado das principais técnicas da arquitetura vernacular no Brasil. Com a nova matéria prima, eles ganham resistência e durabilidade, trazendo originalidade para projetos rústicos ou modernos e ousados.

    O projeto é do Escritório Vertentes Arquitetura, com foto de Favaro Jr.

     

    Fonte: Castelatto

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: