Elevador Lacerda liga a Cidade Baixa à Cidade Alta em Salvador.
O primeiro elevador da história foi instalado no Palácio de Versalhes em 1743, a mando do rei Luís XV. O rei instalou a inovação para época para visitar sua amante madame de Châteauroux no andar de baixo.
Em 1800, um inglês de nome desconhecido pensou em utilizar um motor a vapor para mover os elevadores. Este motor foi instalado no teto e controlava o enrolar e desenrolar do cabo ao redor de um cilindro.
Algumas décadas para frente, Elisha Graves Otis inventou um sistema de segurança que impedia que o cabo balançasse, prendendo-o num trilho e bloqueando-o com uma série de garras. Com os avanços do americano Otis, os elevadores passaram a trafegar pessoas de andar em andar.
Só em 1880, a empresa alemã Siemens & Halske utilizou energia elétrica na tração dos elevadores. Ele subiu 22 metros em 11 segundos.
O transporte prático e confortável dentro dos empreendimentos reserva uma história importante para a arquitetura. É inegável a contribuição do equipamento no dia a dia do arquiteto, os elevadores proporcionam utilidade desde aos ambientes bem decorados às obras que o adotam para o abastecimento de materiais.
Essa é mais uma curiosidade que a Aldeia faz questão que você conheça.