10 Maiores Nomes da Arquitetura Mundial
A série dos 10 Maiores Nomes da Arquitetura Mundial continua aqui no blog da Aldeia. Hoje é dia de prestigiar Frank Gehry, o canadense que mudou a disciplina conservadora da arquitetura.
O estilo desconstrutivista do arquiteto Gehry mistura a liberdade artística com bases concretas. O artista dá forma a curvas desadaptadas do contexto e da função ou constrói por agregação, sempre com extrema harmonia.
Inaugurado em 1989, o projeto alemão Vitra Design Museum tornou-se um dos mais importantes museus de sua categoria no mundo, devido às curvas sinuosas e à justaposição de volumes.
A obra que lembra vagamente um par de dançarinos está situada entre prédios neobarrocos, neogóticos e art nouveaus pelos quais a cidade de Praga é conhecida. A Casa Dançante acomoda um restaurante francês na cobertura e empresas multinacionais.
Vários de seus projetos tornaram-se marcos da arquitetura contemporânea, como o Museu Aeroespacial da Califórnia, o Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles e o Fishdance Restaurant, no Japão.
Na próxima quarta-feira, confira aqui no blog da Aldeia mais um dos 10 Maiores Nomes da Arquitetura Mundial.