• 10 Maiores Nomes da Arquitetura Mundial

    Quarta-Feira, 09 de Maio de 2012
    Gaudí - 10 Maiores Nomes da Arquitetura Mundial

    O grande nome da arquitetura catalã não poderia faltar na série especial dos 10 Maiores Nomes da Arquitetura Mundial. O arquiteto espanhol Antoni Gaudí é reconhecido pelo movimento art nouveau, que integra arte, arquitetura e natureza.

    Antes mesmo de apostar em seu estilo próprio, Gaudí projetou em bases vitorianas floridas e passou a justapor massas geométricas, originando superfícies animadas com pedra ou tijolo modelado, painéis cerâmicos de cores vivas e estruturas de metal.

    O estilo que mistura a arte muçulmana com a cristã, o Mourisco ou se preferir chamar de Mudéjar, foi melhor compreendido por Barcelona a partir das obras de Gaudí: Casa Vicens em 1880, El Capricho em 1885, Propriedade e o Palácio de Güell, de finais dos anos 80 do século XIX.

    Mais tarde, o arquiteto excêntrico experimentou outros estilos arquitetônicos convencionais como o gótico e o barroco.

    A obra de Gaudí por excelência é o templo expiatório da Sagrada Família (imagem acima), obra que foi dedicada uma parte importante da sua vida e em que trabalhou aturadamente nos seus últimos 12 anos de existência. Inclusive, desde 1992 há um movimento em prol da beatificação de Gaudí pela Igreja Católica.

    Na próxima quarta-feira, confira aqui no blog da Aldeia mais um dos 10 Maiores Nomes da Arquitetura Mundial.

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: