• Gastronomia

    Domingo, 09 de Setembro de 2012
    Pequi, o ouro do cerrado

    Tem pequi na sua fruteira? Aproveite para saborear essa iguaria que a nossa terra oferece a partir de outubro.

    O pequi, Caryocar brasiliense, é um fruto nativo do cerrado brasileiro, mas é apenas em Goiás que existem todas as espécies. Sorte nossa, que podemos escolher entre os sabores fortes e perfumes penetrantes das variedades de pequi.

    O ouro do cerrado tem cor verde ao amadurecer e reserva uma polpa macia e amarela deliciosa. Sem contar na sua castanha torrada, que está guardada dentro do caroço.

    Os antigos recomendam o pequi para memória. Os nutricionistas para pacientes acima do peso. O pequi contém uma excelente quantidade de antioxidantes que combatem os radicais livres.

    O fruto considerado exótico para o resto do país tem a personalidade tão forte quanto o seu sabor. Para degustá-lo, é preciso cautela para não se machucar com os pequenos espinhos. A melhor forma de sentir o sabor do pequi é roendo-o, com o auxílio das mãos, sem talheres.

    Valorizado na cozinha brasileira, hoje, grandes chefs fazem uso do pequi em seu menu, um exemplo é o Lombinho de Pequi. Entretanto, o fruto cai bem com o tradicional frango com arroz, assim como para as carnes vermelhas, massas, ao leite e como o legítimo licor de Goiás.

    Use a criatividade e monte o seu prato com pequi.

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: