• 10 Grandes Nomes da História do Paisagismo

    Quarta-Feira, 26 de Setembro de 2012
    Burle Marx - 10 Grandes Nomes da História do Paisagismo

    O blog da Aldeia apresenta a série que retrata os 10 Grandes Nomes da História do Paisagismo, uma coleção preparada especialmente para você, que admira a arte e a técnica desenvolvidas nos mais incríveis projetos paisagísticos já vistos.

    Roberto Burle Marx, um dos nomes do nosso século, notável e premiado internacionalmente, abre nossa série com chave de ouro.

    Desde o anonimato, Burle Marx sempre foi visto à vontade com a natureza, frequentemente em estufas ou zelando por sua coleção exclusiva de plantas.

    Residência Casella

    Com a compra de um sítio de 365.000 m2 em 1949, na Barra de Guaratiba, no Rio de Janeiro, organizou uma grande coleção de plantas. Em 1985 doou esse Sítio, com todo o seu acervo, à extinta Fundação Nacional Pró Memória, atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.
    A beleza das plantas tropicais e da flora brasileira foram suas eternas inspirações e muitas vezes o ponto de partida para os seus projetos.
    Em 1955 fundou sua empresa e passou a elaborar projetos de paisagismo, execução e manutenção de jardins residenciais e públicos. Desde 1965, até seu falecimento, contou com a colaboração do arquiteto Haruyoshi Ono.

    Residência Ralph Camargo

    Palácio Gustavo Capanema

    Aterro do Flamengo

    O paisagista esteve muito presente na história de Inhotim, por ser amigo do idealizador Bernardo Paes, muitos dos princípios utilizados por Burle Marx foram incorporados ao paisagismo do local. O estilo do jardim de Inhotim é a cara das criações do nosso gênio, fácil de perceber na ausência das flores e na intensidade das folhas.

    É um prazer visitar Inhotim. Você passeia entre belas espécies e entra em construções que foram feitas por arquitetos junto com os artistas e os paisagistas, tudo em plena harmonia.

    O jardim de Golden Beach foi a última obra do designer de paisagens, que buscou por uma integração original entre o sertão brasileiro e o cenário tropical, com elementos característicos da vegetação e brisa do mar e a inserção de um panorama paisagístico de um verdadeiro oásis.

    Encontre inspiração nas obras de Burle Marx em nossa galeria:

    O artista reconhecido por sua genialidade e múltiplas habilidades se despediu da vida em 1994, mas deixou o seu envolvente legado.

    Na próxima quarta-feira, confira aqui no blog da Aldeia mais um dos 10 Grandes Nomes da História do Paisagismo.

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: