• 10 Grandes Nomes da História do Paisagismo

    Quarta-Feira, 31 de Outubro de 2012
    William Kent - 10 Grandes Nomes da História do Paisagismo

    O paisagista inglês William Kent (1685 - 1748) é um dos 10 Grandes Nomes da História do Paisagismo.

    Kent descobriu o talento de arquitetar paisagens um pouco tarde, quando trabalhava como pintor de placas, seu chefe sugeriu para o paisagista estudar arte, design e arquitetura.

    A arquitetura mundial reverencia Kent como o principal arquiteto a reviver o estilo Palladiano na Inglaterra, uma síntese entre empirismo e idealismo, fundamentada na simetria, na perspectiva e nos valores da arquitetura clássica greco-romana.

    Kent descobriu-se no paisagismo, criou jardins com alguns truques para serem o mais naturais possível. As técnicas do paisagista eram chamadas de follies ou loucuras. Até a rainha Maria Antonieta seguiu a tendência de Kent, instalou no Petit Trianon do Palácio de Versalhes um jardim romântico com vacas leiteiras para que ela pudesse ordenhá-las.

    Kent deu cor e forma para Stowe, Buckinghamshire, designs para Alexandre Pope em Twickenham, para a Rainha Caroline em Richmond e em Rousham House, em Oxfordshire.

    Rousham

    Em Rousham, Kent elaborou paredes e arcos para surpreender o espectador. Em Stowe, utilizou o estilo Palladiano em uma ponte. Os dois principais projetos de Kent tem seu estilo naturalista, coincidentemente em execução logo após a Revolução Industrial, o marco na história que estimulou o surgimento dos movimentos ecológicos.

    Ponte Palladiana em Stowe

    Conheça mais do estilo do inglês Willian Kent em nossa galeria:

    Na próxima quarta-feira, confira aqui no blog da Aldeia mais um dos 10 Grandes Nomes da História do Paisagismo.

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: