• 10 Grandes Nomes da História do Paisagismo

    Quarta-Feira, 31 de Outubro de 2012

    O paisagista inglês William Kent (1685 - 1748) é um dos 10 Grandes Nomes da História do Paisagismo.

    Kent descobriu o talento de arquitetar paisagens um pouco tarde, quando trabalhava como pintor de placas, seu chefe sugeriu para o paisagista estudar arte, design e arquitetura.

    A arquitetura mundial reverencia Kent como o principal arquiteto a reviver o estilo Palladiano na Inglaterra, uma síntese entre empirismo e idealismo, fundamentada na simetria, na perspectiva e nos valores da arquitetura clássica greco-romana.

    Kent descobriu-se no paisagismo, criou jardins com alguns truques para serem o mais naturais possível. As técnicas do paisagista eram chamadas de follies ou loucuras. Até a rainha Maria Antonieta seguiu a tendência de Kent, instalou no Petit Trianon do Palácio de Versalhes um jardim romântico com vacas leiteiras para que ela pudesse ordenhá-las.

    Kent deu cor e forma para Stowe, Buckinghamshire, designs para Alexandre Pope em Twickenham, para a Rainha Caroline em Richmond e em Rousham House, em Oxfordshire.

    Rousham

    Em Rousham, Kent elaborou paredes e arcos para surpreender o espectador. Em Stowe, utilizou o estilo Palladiano em uma ponte. Os dois principais projetos de Kent tem seu estilo naturalista, coincidentemente em execução logo após a Revolução Industrial, o marco na história que estimulou o surgimento dos movimentos ecológicos.

    Ponte Palladiana em Stowe

    Conheça mais do estilo do inglês Willian Kent em nossa galeria:

    Na próxima quarta-feira, confira aqui no blog da Aldeia mais um dos 10 Grandes Nomes da História do Paisagismo.

    (0) Comentar
  • Eventos

    Terça-Feira, 30 de Outubro de 2012

    Com o apoio da Aldeia Acabamentos e Complementos, o Ciclo de Palestras Maison Docol 2012 trouxe a chef internacional Flávia Quaresma para apresentar a relação de sua gastronomia com a arquitetura. A simpatia e o know how da chef atraíram dezenas de seguidores para a palestra Arquitetura do Sabor: projetando os 5 sentidos, um momento de reflexão desde o projeto aos sabores deliciosos preparados por Flávia.
    Confira toda cobertura fotográfica no Flickr e no Facebook da Aldeia. Em entrevista à Aldeia TV, a diretora Marisete Naves, arquitetos, designers de interiores, gastrônomos e estudantes dos segmentos comentaram sobre a correlação entre as duas profissões e parabenizaram a iniciativa da Aldeia. http://youtu.be/dQmJDyy-eTQ

    (0) Comentar
  • Paisagismo

    Segunda-Feira, 29 de Outubro de 2012

    Abrir mão do jardim? Nem pensar. Apenas mude a posição.

    Os jardins verticais conquistaram o seu espaço no paisagismo brasileiro. A criação de Burle Marx se transformou em uma solução criativa para a falta de espaço verde nas grandes cidades.

    Um projeto paisagista vertical desafia o bom gosto dos profissionais a misturar acabamentos, revestimentos e espécies vegetais rasteiras na forração do painel.

    As paredes verdes permitem que a presença da natureza seja inserida em qualquer lugar da residência ou estabelecimento comercial, em áreas internas e externas.

    Busque inspiração em paisagens naturais. Paredes podem se tornar cascatas verdes.

    Ecofriendly, os paineis vegetais reduzem a emissão de carbono atenuante da poluição do ar, funcionam como barreira acústica e proporcionam conforto térmico pela diminuição do acúmulo de energia solar no entorno.

    No vídeo da arquiteta e paisagista Daniela Sedo, surpreenda-se com o jeito diferente de conviver com a natureza dentro e fora de casa:

    http://youtu.be/vsU2h8vDAfI

    (0) Comentar
  • Gastronomia

    Domingo, 28 de Outubro de 2012

    Delicioso, o araticum-do-cerrado é mais uma exclusividade da nossa terra.

    Conhecido como marolo pela grande maioria, a fruta possui uma polpa cremosa de odor e sabor bem fortes e característicos.
    Na gastronomia, o sabor do araticum-do-cerrado é comumente apreciado in natura. A partir dele, os chefs montam banquetes de dar água na boca, confeccionando bolachas, geleias, sucos, licores, bolos, sorvetes, doces, entre várias outras receitas deliciosas. Em Brasília e Goiânia, sorveterias produzem sorvetes e picolés de araticum.
    A alimentação com o fruto típico do cerrado revela grandes benefícios a saúde, como os fatores antioxidantes de combate aos radicais livres e também é um forte aliado da população na prevenção de doenças degenerativas.
    Para as altas temperaturas em Goiânia nada mais apropriado que se deliciar com um picolé ou sorvete de araticum. Fica a dica!

    (0) Comentar
  • Cultura

    Sábado, 27 de Outubro de 2012

    Respeitável público, hoje é dia de circo em Goiânia!

    O espetáculo AbraKadabra do Circo Tihany Spectacular é protagonizado por mais de 60 artistas de 25 nacionalidades. Inspirado nas luzes, cores e sons de Las Vegas, o show apresenta a tradição do maior circo da América Latina, reconhecido por sua originalidade em suas coreografias e cenografias.

    O picadeiro tecnológico de 900 m², já passou por diversas cidades brasileiras, emocionando 2.050 pessoas, a cada sessão.

    Duas horas de show dividindo o humor e a emoção em acrobacias, contorcionismo, ilusionismo e coreografias para você ficar de boca aberta.

    O mundo de beleza e fantasia da arte circense está montado na área de eventos do Shopping Flamboyant. Divirta-se!

    Circo Tihany Spectacular Área de eventos do Shopping Flamboyant Terças a Quintas - 20h30 Sextas e Sábados - 16h30 e 20h30 Domingos - 11h30, 15h30 e 19h

    (0) Comentar
  • Arquitetura

    Sexta-Feira, 26 de Outubro de 2012

    "O lugar do homem desenha a existência.

    Viver é invenção. A essência é a palavra."

    Duas vezes finalista do Word Architecture Festival, com as obras Memorial da Imigração Japonesa e Casa Manacás, o arquiteto e urbanista Gustavo Penna, reserva inúmeros projetos símbolos de referência para os seus admiradores.

    A começar pelas reformas do Complexo Mineirão-Mineirinho que vai sediar a Copa em 2014. A região será transformada num centro de atividades esportivas, contemporâneo em tecnologia e sustentabilidade, apresentando o conceito da Copa Verde.

    Esporte, lazer, entretenimento, cultura e ideias sustentáveis estarão reunidos no maior evento de futebol do mundo.

    A facilidade no acesso é um dos pontos fortes do projeto, o local possui grandes eixos viários no seu entorno, propiciando múltiplas alternativas de chegada e saída. A ideia é que todas as áreas comerciais e culturais criadas para a Copa, mesmo após a realização do evento, continuem contribuindo para a otimização econômica do complexo.

    O Varandão do Parque Municipal de Belo Horizonte tem o objetivo de sistematizar e socializar o acervo referente à história do Parque e da cidade. Nas mãos de Penna, a criação de um espaço multiuso pretende abrigar diversas manifestações de forma eficiente e segura, sem agredir ou perturbar a vizinhança.

    Celebrando a amizade entre o Japão e o estado de Minas Gerais, o arquiteto projetou o Memorial da Imigração Japonesa.

    O museu a céu aberto funciona como uma ponte sobre um lago. A ponte propõe uma ligação entre as nações, as conquistas e os tempos vividos. As paredes curvas são alusivas às duas bandeiras: o círculo e o triângulo vermelhos.

    Conheça mais projetos de Gustavo Penna, dignos de muita inspiração:

    Em visita à nossa Aldeia, o arquiteto conheceu as variedades em exclusividade que a loja oferece para um projeto diferenciado. Um grande momento para a equipe Aldeia.

    (0) Comentar
  • Revestimentos

    Quinta-Feira, 25 de Outubro de 2012

    A tendência retrô em alta para os revestimentos aponta para charmosos rosones.

    Chamados também de tapetes de cerâmica telada, os revestimentos remetem à arquitetura e cultura dos povos e países do passado.

    Diversas cores e formatos desses modelos Lepri estão na Aldeia para complementar o projeto mais especial do portfólio dos designers ou para os moradores, repaginarem o cantinho preferido da casa com personalidade.

    A alta resistência à abrasão profunda é uma de suas vantagens.

    As peças podem ser montadas de várias maneiras, formando desenhos diferentes e diferenciados pela sua criatividade.

    Visite-nos para conhecer mais uma opção elegante em cerâmica.

    (0) Comentar
  • Cultura

    Quarta-Feira, 24 de Outubro de 2012

    Hoje é dia de comemorar! Comemorar a nossa própria existência no aniversário de 79 anos do melhor lugar para se viver, Goiânia, a capital verde do Brasil!

    Há 16 anos em Goiânia, a Aldeia vive se apaixonando por sua eterna primavera, pelas histórias de sua gente, por sua gastronomia tipicamente saborosa, pelo sotaque falado em cada esquina, pela arquitetura de seus belos monumentos e principalmente, pelas pessoas que constroem um grande futuro para a nossa cidade.
    Impossível não viver um caso de amor com a capital do Cerrado. É maravilhoso abrir a janela e encontrar a natureza sorrindo e dando bom dia todos os dias.

    Parabéns, Goiânia! A terra amada por nossa Aldeia.

    :::

    Em virtude do aniversário da cidade, a Aldeia não funcionará nesta quarta-feira. Retornamos na quinta-feira com a exclusividade em revestimentos e acabamentos que só a Aldeia tem.

    (0) Comentar
  • 10 Grandes Nomes da História do Paisagismo

    Quarta-Feira, 24 de Outubro de 2012

    A série especial dos 10 Grandes Nomes da História do Paisagismo continua aqui no blog da Aldeia, homenageando nesta quarta-feira, o pai do paisagismo britânico, Lancelot Brown (1715 - 1783).

    Mais conhecido por Capability Brown, o paisagista neoclássico desenhava jardins para a aristocracia da época.

    A aparência natural sempre foi sua grande característica, com a sensação leviana do projeto não ter sido planejado.

    Lancelot cultuava jardins com formas mais orgânicas e naturais, consolidando o estilo de jardim inglês, numa aura naturalista.

    Na próxima quarta-feira, confira aqui no blog da Aldeia mais um dos 10 Grandes Nomes da História do Paisagismo.

    (0) Comentar
  • Revestimentos

    Terça-Feira, 23 de Outubro de 2012

    "E fez-se a luz" para assistirmos o encantamento que a linha Lêmini proporciona aos ambientes. Lêmiti é uma releitura sofisticada de revestimentos clássicos, uma aposta que resplandece no showroom da Aldeia com relevos e mistura de arestas e concavidades.

    Somada às formas do concreto elegante, a incidência da luz cria um diferenciado jogo de luzes e sombra, que aos nossos olhos, brinca com a profundidade dos ambientes.

    Os revestimentos Lêmini estão disponíveis na Aldeia no formato 60×60 cm em chumbo, cinza, fendi, sépia, areia e branco.
    Nunca um acabamento lhe reservou tantas surpresas. Visite a Aldeia para conhecer!

    (0) Comentar
  • Próximos posts
  • Posts anteriores
  • Loja Goiânia

    (62) 3093 1717

    Newsletter

    Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: