• 10 Grandes Nomes da História do Paisagismo

    Quarta-Feira, 03 de Outubro de 2012

    O botânico francês que mudou a paisagem do Rio de Janeiro é um dos 10 Grandes Nomes da História do Paisagismo.

    Auguste François Marie Glaziou estudou botânica no Museu de História Natural de Paris, lugar onde aprofundou os seus conhecimentos em agricultura e horticultura. O período em Paris fez com que Glaziou presenciasse as reformas de Haussmann, coordenado por Jean Charles-Adolphe Alphand, nome que serviu de inspiração para seus projetos. Convidado pelo Imperador Dom Pedro II para vir ao Brasil, ocupou o cargo de Diretor de Parques e Jardins da Casa Imperial e Inspetor dos Jardins Municipais, no Rio. Com sua ligação à Corte imperial, Glaziou transformou a paisagem brasileira na segunda metade do século XIX. Destaque para as reformas do Passeio Público, da Quinta da Boa Vista e do Campo de Santana.

    Passeio Público na época

    Passeio Público hoje

    Quinta da Boa Vista

    Além das áreas públicas, Glaziou também criou belas paisagens para particulares, como os jardins da residência das princesas imperiais, da família do Barão de Nova Friburgo, do Barão de Mauá, no Rio de Janeiro, do Barão de São Clemente, na serra fluminense e de Tavares Guerra, em Petrópolis.

    Museu Imperial de Petrópolis

    Jardins do Chalé do Barão de São Clemente

    Glaziou adotou a tropicalidade da vegetação local e criou uma harmonia entre a flora nativa e os cânones românticos de seu estilo de criar novos horizontes.

    Casarão Lago Castro

    Aprecie mais lindas paisagens de Glaziou:

    Em terras brasileiras, o botânico descobriu diversas espécies vegetais que receberam o seu nome, como as do gênero de bigoniáceas - Glaziovia e a maniçoba - Manihot glaziovii; e apostou nas plantas brasileiras em praças e ruas. As plantas sobrevivem ao tempo e muitas conservam até a letra original de Glaziou em suas identificações.

    Na próxima quarta-feira, confira aqui no blog da Aldeia mais um dos 10 Grandes Nomes da História do Paisagismo.

    (0) Comentar
  • Eventos

    Quarta-Feira, 03 de Outubro de 2012

    Aldeia e o Ciclo de Palestra Maison Docol convidam você para assistir "Arquitetura do Sabor - Projetando os 5 sentidos" com a chef Flávia Quaresma. Flávia é reconhecida internacionalmente pelas peculiaridades de sua gastronomia. Formada em Paris, a carioca desenvolveu um estilo único de cozinhar, preparando sabores inconfundíveis com o glamour francês e o tempero brasileiro.

    Os produtos orgânicos são protagonistas nas receitas da chef internacional. Flávia reconhece a importância do sabor original dos alimentos e demonstra a sua preferência mesmo eles sendo imperfeitos e menores pela ausência de agrotóxicos.

    Flávia Quaresma prova que é possível ser sustentável até na hora de cozinhar. Um menu sugestivo para as cozinhas revestidas com os produtos da Aldeia, que também valorizam o bem-estar do meio ambiente.
    Em "Arquitetura do Sabor - Projetando os 5 sentidos", a chef apresentará as relações e experiências que viveu com a culinária e a arquitetura.

    O encontro exclusivo em Goiânia está marcado para 4 de outubro de 2012, no Oliveira´s Place, localizado na Rua T-37, 3839 - Setor Bueno. Faça a sua inscrição pelo telefone 0800 77 12348, das 9h30 às 18h, até dia 3 de outubro.

    (0) Comentar
  • Aldeia

    Terça-Feira, 02 de Outubro de 2012

    A edição de setembro da revista People trouxe uma criação de Marcos Naves em sua contracapa.

    A coluna Foco da People, traz o charme da aplicação em patchwork, disponível na loja Aldeia.

    Clique para ler.

    Encontre na coluna Acabamentos e Complementos opções que conferem estilo e comodidade aos diferentes ambientes da casa. Para o espaço gourmet, a cuba Polyedro Franke com seu design único. As banheiras da Novellini conquistam as salas de banho com as funcionalidades do conforto. Para os cômodos mais aconchegantes, a linha Aldeia Casa destaca os relógios a la parisiense e almofadas estilosas.

    Acabamentos e Complementos mostra os últimos eventos que a nossa Aldeia participou, o EARQ 2012 e a Cersaie, a maior feira de acabamentos do mundo.

    Ainda na coluna, o próximo evento que a Aldeia apoia, a palestra "Arquitetura do Sabor - Projetando os 5 Sentidos", que será realizado dia 4 de outubro no Oliveira´s Place.

    m
    (0) Comentar
  • Louças e metais

    Terça-Feira, 02 de Outubro de 2012

    Ambientes que buscam alinhar sustentabilidade entre suas funcionalidades ficam mais completos com os produtos economizadores da Deca.

    A marca que está presente na Aldeia também se preocupa com o meio ambiente e por isso, desenvolveu linhas inteligentes que ajudam na economia de água e energia.

    A linha Decalux apresenta produtos com sistema elétrico ou bateria que são acionados automaticamente por sensor. Indicados para uso profissional, reduzem o consumo de água de até 70% em torneiras e 80% em mictórios.

    Os produtos da linha Decamatic e Decamatic Eco, também profissionais, são acionados por toque e têm fechamento automático. Um sistema que gera até 55% de economia em torneiras e até 80% em mictórios.

    Com os restritores instalados nos chuveiros ou nas torneiras, a economia de água pode chegar a 80% e 60% de economia de água, respectivamente. São encontrados na Aldeia em versões de 8, 14 e 16 litros por minuto e devem ser utilizados com pressão superior a 10 m.c.a.

    Economizar não significa somente fechar a torneira ou apressar o banho. A descarga das bacias sanitárias também deve ser levada a sério, pois consomem habitualmente em torno de 6 litros a cada acionamento. A Aldeia e a Deca recomendam a substituição das bacias, em um processo muito simples e sem quebra no local, por um modelo que economiza até 50% mais de água.

    As opções sustentáveis da Deca só poderiam estar na Aldeia. Venha adotá-las!

    (0) Comentar
  • Gastronomia

    Domingo, 30 de Setembro de 2012

    É primavera! E para comemorar a suavidade das flores da estação, nada mais apropriado que degustar pratos leves e coloridos. A equipe Aldeia destaca o peixe pintado, que já é de casa, acompanhado de uma bela salada com flores.

    O pintado com sua carne pálida e suculenta, é um dos peixes de água doce mais importantes do país. O sabor original da água doce é a cara da primavera, pois é encontrado em três tipos, ou melhor, três estampas: com pintas, listras e aparentando pontos e vírgulas.

    Flores são belas e deliciosas opções para colorir o seu prato. Diferentes das flores dos nossos canteiros, as flores comestíveis são cultivadas sem o uso de agrotóxico e outros tratamentos químicos prejudiciais a nossa saúde.

    Capuchinha, abobrinha, abóbora, nastúrcio, begônia, borago, calêndula, amor-perfeito e violeta - com exceção da africana, que temos em vasos - são flores disponíveis em lojas especializadas em produtos orgânicos, prontas para o consumo. A couve-flor e o brócolis são os tipos mais conhecidos no cardápio do brasileiro, flores saborosas e ricas em proteínas e vitaminas também.

    Floreie o seu paladar, experimente as diversas cores que a natureza tem a oferecer.

    (0) Comentar
  • Cultura

    Sábado, 29 de Setembro de 2012

    A Aldeia é uma das empresas apoiadoras da 12ª Goiânia Mostra Curtas, o evento que vai transformar a nossa cidade na capital do curta-metragem, entre os dias 2 a 7 de outubro.

    A programação da mostra está pra lá de interessante desde a sua abertura, que será marcada com uma homenagem à atriz Leila Diniz (in memoriam), representada pela irmã, Lígia Diniz. Em seguida, o público assistirá a exibição do documentário Leila para Sempre Diniz, dirigido por Mariza Leão e Sergio Rezende, em 1976.

    O curta revela flagrantes da intimidade da atriz, cuja carreira foi tragicamente interrompida por um desastre de avião, em 1972, aos 27 anos.

    Após a homenagem e a exibição do curta, o primeiro dia da mostra será comemorada com o show Estrela Decadente de Thiago Pethit. O músico apresentará as canções autorais de seu segundo álbum, uma produção de Kassin e que conta com participações de Mallu Magalhães e Cida Moreira. Seis mostras, cinco competitivas e uma especial não competitiva, serão realizadas ao longo de seis dias de festival com entrada gratuita. Um momento único para a arte de Goiânia e sua plateia.

    12ª Goiânia Mostra Curtas

    3 a 7 de outubro de 2012

    Teatro Goiânia

    (0) Comentar
  • Design

    Sexta-Feira, 28 de Setembro de 2012

    As cozinhas contemporâneas encontraram no aço inoxidável todos os motivos para serem elegantes e modernas.

    Deslumbrantes, a palavra de ordem é explorar o material em eletrodomésticos, bancadas, peças decorativas e até nos revestimentos.

    Os eletros metálicos encaram o estilo de vida moderno com praticidade e naturalidade.

    Revestir o frontão do fogão é o must have das cozinhas.

    Além do design surpreendente, o aço inox é um dos materiais mais higiênicos, resistente à corrosão e possui alta durabilidade. Acompanhada do inox, a decoração mostra preferência pelo minimalismo e sem erros, o preto e o branco demonstram toda e qualquer afeição pelo mobiliário.

    Cores tão contrastantes só poderiam conferir charme para a hora do chef.

    Diante da versatilidade única do inox, surgiu uma nova proposta para o design das cozinhas. Grandes fabricantes estão apostando no que poderá ser o sucessor da cor metálica, o preto quer ser o novo inox.

    As cozinhas inox ou em preto são verdadeiramente lindas, modernas e práticas. Aposte em mais essa tendência que é sucesso nas cozinhas internacionais.

    (0) Comentar
  • Aldeia Verde

    Quinta-Feira, 27 de Setembro de 2012

    A última edição da revista Phocus trouxe a público a essência da nossa Aldeia. A começar pela contracapa, que foi estampada com uma obra de arte do designer Marcos Naves.

    Em tempos de Aldeia Verde, a vitrine que recepcionou e encantou os participantes do evento, ganhou destaque na matéria Bioma In Vitro para a interpretação de seus significados. A criação esplendorosa só poderia ser assinada pelo artista Marcos Naves.

    Clique na imagem para ler.

    A coluna Acabamentos e Complementos relembrou as ideias verdes que as marcas Graniti Fiandre, Deca e Portobello apresentaram na temporada Aldeia Verde 2012, realizada nos dias 18, 19 e 20 de setembro. A equipe Aldeia ainda indicou alguns itens da coleção decorativa Casa Aldeia, entre eles, um inspirador planisfério giratório.

    (0) Comentar
  • Revestimentos

    Quinta-Feira, 27 de Setembro de 2012

    O mobiliário que nos desculpe, mas um belo revestimento é fundamental. Adaptamos a poesia de Vinicius de Moraes a favor da arte de revestir, que até trabalhando sozinha, torna os ambientes únicos e agradáveis.

    Atendendo a essa expectativa, a linha Versalhes Ônix da Mosarte reveste paredes internas com sutileza e elegância.

    Com criatividade e a linha Versalhes Ônix você cria aqueles detalhes que fazem toda a diferença.

    Os revestimentos valorizam as combinações de tons e texturas, além de transmitir sensações de aconchego para os moradores que convivem nos espaços revestidos com Mosarte.

    As coleções diferenciadas da Mosarte estão na loja Aldeia esperando a sua visita nesta quinta-feira. Vê se não demora...

    (0) Comentar
  • 10 Grandes Nomes da História do Paisagismo

    Quarta-Feira, 26 de Setembro de 2012

    O blog da Aldeia apresenta a série que retrata os 10 Grandes Nomes da História do Paisagismo, uma coleção preparada especialmente para você, que admira a arte e a técnica desenvolvidas nos mais incríveis projetos paisagísticos já vistos.

    Roberto Burle Marx, um dos nomes do nosso século, notável e premiado internacionalmente, abre nossa série com chave de ouro.

    Desde o anonimato, Burle Marx sempre foi visto à vontade com a natureza, frequentemente em estufas ou zelando por sua coleção exclusiva de plantas.

    Residência Casella

    Com a compra de um sítio de 365.000 m2 em 1949, na Barra de Guaratiba, no Rio de Janeiro, organizou uma grande coleção de plantas. Em 1985 doou esse Sítio, com todo o seu acervo, à extinta Fundação Nacional Pró Memória, atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.
    A beleza das plantas tropicais e da flora brasileira foram suas eternas inspirações e muitas vezes o ponto de partida para os seus projetos.
    Em 1955 fundou sua empresa e passou a elaborar projetos de paisagismo, execução e manutenção de jardins residenciais e públicos. Desde 1965, até seu falecimento, contou com a colaboração do arquiteto Haruyoshi Ono.

    Residência Ralph Camargo

    Palácio Gustavo Capanema

    Aterro do Flamengo

    O paisagista esteve muito presente na história de Inhotim, por ser amigo do idealizador Bernardo Paes, muitos dos princípios utilizados por Burle Marx foram incorporados ao paisagismo do local. O estilo do jardim de Inhotim é a cara das criações do nosso gênio, fácil de perceber na ausência das flores e na intensidade das folhas.

    É um prazer visitar Inhotim. Você passeia entre belas espécies e entra em construções que foram feitas por arquitetos junto com os artistas e os paisagistas, tudo em plena harmonia.

    O jardim de Golden Beach foi a última obra do designer de paisagens, que buscou por uma integração original entre o sertão brasileiro e o cenário tropical, com elementos característicos da vegetação e brisa do mar e a inserção de um panorama paisagístico de um verdadeiro oásis.

    Encontre inspiração nas obras de Burle Marx em nossa galeria:

    O artista reconhecido por sua genialidade e múltiplas habilidades se despediu da vida em 1994, mas deixou o seu envolvente legado.

    Na próxima quarta-feira, confira aqui no blog da Aldeia mais um dos 10 Grandes Nomes da História do Paisagismo.

    (0) Comentar
  • Próximos posts
  • Posts anteriores
  • Loja Goiânia

    (62) 3093 1717

    Newsletter

    Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: